sábado, 4 de setembro de 2010

Uma cana de barco com bom vento!

 

zephyrus

Na mitologia grega os ventos eram representados por deuses. Cada ponto cardeal tinha um deus para o vento que soprava dessa direcção.

De todos eles o mais amigável, que anunciava a chegada da primavera, era o vento de Oeste cujo nome é “Zephyrus”.

É este o nome do barco e agora também o nome da cana que o meu cliente me pediu para construir.

Quando me visitou pela primeira vez, o José Falcão informou-me ser vizinho do “Makaira”, em Sines, o que por si só já é uma excelente referência.

De trato fácil e agradável, não foi surpresa a forma simples como colocou as suas “exigências” em relação ao que queria na sua Made in Portugal.

Preto como cor de base e o azul em forma de brilhantes num efeito marmóreo, o gráfico com o nome “Zéphyrus” (tem um acento no “é” apenas por caprichos do registo da embarcação) e que fosse capaz de se bater com pargos de maior porte, coisa que não é difícil para estes “blanks” nacionais.

Melhor do que as palavras só mesmo as imagens para ajudarem a descrever o resultado final que muito me agradou e, ao que parece, também ao meu cliente.

Para o batente escolhi uma peça em alumínio azul rematada pelo efeito marmóreo já referido e que vai acompanhar toda a decoração da cana, secundado por três pequenas listas em tons de azul e prata feitas com linha metálica.

 zephyrusbutt

O cabo, como já vem sendo habitual, está forrado com manga termo retráctil com um enrolamento em forma de diamante para melhorar a aderência e ao mesmo tempo proteger a cana dos normais maus tratos provocados pelos suportes utilizados para elas nos barcos.

zephyrusgrip

O porta carretos escolhido foi um da gama da “Pacific Bay”, em alumínio, com duas cores, rematado por duas anilhas do mesmo material e dos respectivos enrolamentos.

zephyrusreelseat

  O gráfico foi composto com algumas imagens representativas de Zephyrus e com os habituais logos e indicações técnicas.

zephyrusgraphic zephyrusgraphic1

A grande novidade nesta cana é a utilização da nova coqueluche da Fuji: os passadores K!

Tento estar sempre actualizado no que diz respeito aos mais modernos componentes para canas e estes novos Fuji K são a grande novidade e acabadinhos de chegar à Europa. Esta, se não for a primeira cana em Portugal com estes passadores, anda lá perto. São bonitos, elegantes, com estrutura feita em aço e com a porcelana em Alconite, garantido assim uma robustez e durabilidade acima da média. A inclinação que tem evita os habituais enrolamentos da linha em volta dos passadores, que tantos embaraços causam em acção de pesca.

zephyrusguide zephyrusguide1

Duas ponteiras em carbono e uma em fibra de vidro com enrolamentos em azul nos micropassadores completam esta “Zéphyrus”.

zephyrusponteiras

Está apresentada mais uma das minhas meninas com a inclusão de mais uma novidade técnica, sendo a prova que a 7even está bem atenta aos desenvolvimentos tecnológicos que vão surgindo.

A seguir? O Surfcasting volta aqui às Made in Portugal!

2 comentários:

  1. Viva Nuno
    Mais um excelente trabalho sem qualquer dúvida
    Há só uma coisa que continua a não me convencer quando aparece: a ponteira de fibra "tutti-fruti"
    Força nisso, estou bem divertido com os comentários no blogue americano àcerca das suas canas e das técnicas que emprega

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá João!
    De facto também não morro de amores por estas ponteiras "tuti-fruti" mas ainda não encontrei uma forma de as pintar eficazmente. É um aspecto a melhorar.
    Os americanos andam realmente entusiasmados com as minhas meninas, hehehehe.Aqui é o que se vê, uma entrada com uma semana e este é o primeiro comentário que recebo. Mas eu não desisto.
    Obrigado pelo comentário João.
    Abraço
    Obrigado pelo comentário João.

    ResponderEliminar